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Histórico

O Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA) foi criado em 1987, com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre os recursos naturais da região na qual está inserida a UEM. A ideia era a de fazer levantamentos que dessem suporte ao estabelecimento de estratégias para o uso racional desses recursos, minimizando os efeitos agressivos da atividade do homem. Para seus os pesquisadores esta é a forma de promover o desenvolvimento da região sem deixar de lado a preservação ambiental.

No final dos anos 1980, os pesquisadores do GEMA tiveram grande contribuição ao serem convidados para associar-se aos do Nupélia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura), tendo em mente a criação de um curso de pós-graduação com o objetivo de formar recursos humanos de alto nível na área da Ecologia, no qual originou o Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá em que o programa de mestrado teve início em setembro de 1991.

Pesquisadores, técnicos e a infraestrutura dos laboratórios do GEMA auxiliam na formação de recursos humanos por meio da participação em Programas de Iniciação Científica, PIBIC e PIC, e em programas de Pós-Graduação como os de "Análise Regional e Ambiental do DGE-UEM" e "Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais" DBI-UEM".

O GEMA tem efetuado convênios com diversos órgãos governamentais, além de manter trabalhos conjuntos com outras instituições do Brasil como a UFG; FECILCAM; UNIOESTE; UFMS - Campus de Três Lagoas e do exterior UNL (Santa Fé/Argentina); CEA (Corrientes, Argentina); e Instituto Tecnológico da Ìndia, Campur. Reúne ainda pesquisadores de várias áreas: geologia, geografia, química, engenharias civil e química, meteorologia, história e biologia, lotados nos departamentos de Geografia, Química, História, Biologia e de Engenharia Civil. São 18 professores pesquisadores, 4 técnicos de laboratório e vários alunos de mestrado, doutorado e de iniciação científica.

Uma das atuações do GEMA foi na bacia hidrográfica do rio Paraná, principalmente, na região do Pontal do Paranapanema e reservatório de Itaipú, e deu suporte logístico ao projeto financiado pelo Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Este projeto foi um plano de alfabetização de jovens e adultos, que atuava na capacitação e escolarização de monitores nos assentamentos na Região Noroeste do Paraná. Esses projetos foram financiados ou desenvolvidos sob a forma de convênios com inúmeras instituições, como o CNPq, Finep e Fundação Araucária.

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