Homenagem ao Prof. Dr. Ervim Lenzi

Homenagem ao Prof. Ervim Lenzi

Ervim Lenzi faleceu no dia 16 de julho de 2023 aos 80 anos. Nascido na cidade de Salete, Santa Catarina, teve descendência italiana assim como muitos dos colonizadores dessa região. Realizou sua graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrado e doutorado em Química pela PUC do Rio de Janeiro. Ele, como mais ninguém se orgulhava de ser um Químico. Foi professor durante 50 anos, dos quais, 42 na Universidade Estadual de Maringá – UEM, onde se aposentou. Iniciou sua vida no magistério em 1963 numa turma de “Curso de Admissão” com 50 alunos, vestindo terno, gravata e jaleco branco. Esse último ele usou até seu último dia como professor.

O Professor Ervim, assim como era conhecido por muitos, falava de seus mestres com muito orgulho. Tanto que, muitos projetam traçar suas arvores genealógicas, mas o Prof. Ervim fez sua árvore da ciência, a qual ele a deixava exposta através de um banner em seu office com todo orgulho. Ele foi um Químico Analítico por formação e se apaixonou pela área ambiental. Fez parte do GEMA, orientando alunos de mestrado e doutorado. Suas pesquisas envolviam conceitos, preocupações e possíveis processos para remediação de contaminantes do meio ambiente. Em sala de aula, seus ex-alunos da disciplina de Química-Ambiental podem dizer com propriedade o quanto ele tinha conhecimento sobre o assunto e o transmitia com paixão. Foi o professor que chegava antes de qualquer aluno para as aulas (pontualidade britânica), ficando em pé na porta da sala com seu jaleco branco (impecável), transparecendo serenidade (que em alguns momentos de suas aulas era colocada de lado, para falar um pouco de experiências vida; todos ficam estáticos prestação atenção), juntamente com um “bom dia” ou “boa tarde”.

Lembranças a parte, todos os alunos sempre tiveram a curiosidade de saber o que ele anotava em um pequeno caderno, em uma postura em pé, durante as avalições bimestrais. Alguns relatos dizem que era uma disfarçada maneira de fiscalizar aqueles que queriam se utilizar de métodos fraudulentos (Não precisava professor! Suas avaliações eram justas). É quase que unanimidade que ele foi um dos “melhores professores” do DQI. Sua dedicação a suas aulas, segundo relatos da família, começava antes mesmo do dia amanhecer juntamente como seus “amigos”, os “livros”, aos quais ele foi fiel até após sua aposentadoria, levando-os todos para seu ambiente domiciliar. O Prof. Ervim escreveu 5 livros de Química em parceria com sua amiga e Profa. Luzia O. B. Favero, sendo 3 da área Ambiental, com destaque para o livro “Introdução à Química da Atmosfera, Ciência, vida e sobrevivência”, o qual recebeu o prêmio Jabuti em 2009.

Foi um cientista que conhecia bem a bíblia; nos prefácios dos livros pode constatar o conhecimento da relação ciência e religião. E se não bastasse, apresentou-se como um poeta ao fim do seu ciclo por aqui conosco. Ele sempre dizia que escreveria um livro de poemas e assim o fez com o livro “Momentos da Vida de um Homem”. Mas poucos sabiam que esse livro demorou 50 anos para ser finalizado e que ele reportaria o seu eu interior, uma obra que durante a leitura nos faz refletir sobre a vida de um homem e a de nós mesmos. Um homem que dedicou sua última obra, aos Pais, Família (esposa, dois filhos, netos), Amigos, Mestres e aos seus Alunos, esse último como ele mesmo menciona, não teve tempo suficiente para falar da vida, merece sempre ser lembrado com admiração e inspiração para gerações futuras.

Para finalizar, como era bom conversar com o Prof. Ervim! As horas se passavam de forma despercebida diante de seus relatos de vida, conhecimentos e ensinamentos. Os amigos de trabalho mais próximos diziam que com ele era sempre “nós e para nós”. Me sinto honrado de ter conhecido o Prof. Ervim como meu mestre, orientador e amigo de trabalho. Suas obras ficaram, Professor, graças a coragem, perseverança e alegria que você abraçou a vida.

Texto escrito: Prof. Dr. Vitor de Cinque Almeida