Você está aqui: Página Inicial / Outros / Catálogo de Imagens TM/Landsat-5 Para o Rio Paraná

Catálogo de Imagens TM/Landsat-5 Para o Rio Paraná

Há mais de 30 anos, produtos de sensoriamento remoto vêm sendo utilizados nos estudos desenvolvidos por pesquisadores e alunos do GEMA e do Nupélia no rio Paraná na região de Porto Rico (PR).

Por registrar a paisagem num dado momento, permitindo uma visão sinóptica em diferentes comprimentos de onda, esses produtos vêm sendo utilizados em diferentes abordagens geomorfológicas e ecológicas, principalmente em decorrência do regime de inundações que o rio Paraná está sujeito.

O sensor TM (thematic mapper) do satélite Landsat-5 possui imageamento contínuo desde 1984 até janeiro de 2013, permitindo uma análise multitemporal dos processos que ocorrem na planície de inundação do rio Paraná.

A escolha das imagens TM/Landsat-5 para se estudar essa região, geralmente leva em consideração importantes características, como a cobertura de nuvens das cenas e o nível hidrométrico do rio Paraná no dia do imageamento.

Pensando nas inúmeras aplicações possíveis de se fazer com esses produtos em estudos do rio Paraná e para facilitar o trabalho de futuros usuários, foi organizado aqui, um catálogo com as imagens TM/Landsat-5 disponíveis para a região de Porto Rico (PR), correspondente a órbita/ponto 223/76, de acordo coma cobertura de nuvens e o nível hidrométrico, medido na estação de Porto São José (PR), conferir mapa de localização abaixo.

Mapa de localização: quadrante da órbita/ponto 223/76 do Alto curso do Rio Paraná.

As imagens catalogadas aqui são oriundas do banco de dados do INPE* (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Glovis** (The USGS Global Visualization Viewer), disponíveis até agosto de 2011, e estão organizadas em dois arquivos de planilha eletrônica no formato “.xlsx” (Microsoft Excel).

Elas foram catalogadas de acordo com a fonte (INPE ou Glovis) e também de acordo com a cobertura de nuvens para a data de aquisição da cena, conforme figura abaixo.

No arquivo “acervo_all_years.xlsx, os dados estão organizados em série contínua de 01/01/1984 até 30/11/2010, com gráficos de dois em dois anos, mostrando o nível hidrométrico, com as datas que possuem cenas TM/Landsat-5 de acordo com a cobertura de nuvens/fonte, conforme tabela X. Temos como exemplo, a figura X representativa para os anos de 2006 e 2007.

No segundo arquivodenominado "acervo_pre_pos.xlsx", os dados foram organizados em duas abas pré (de 1984 a 1997) e pós-barragem (de 1998 até 2011) da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera.

Os gráficos com a cota do rio Paraná e as imagens de acordo com as condições de nuvens/fonte também estão representados de dois em dois anos.
____________________________________________________________________

Faça bom aproveito do catálogo das imagens TM/Landsat-5 disponíveis para o Alto rio Paraná na região de Porto Rico (PR) ! Esperamos ter contribuído com sua pesquisa.

Referência:

*http://www.dgi.inpe.br/